Com um mercado de trabalho tão competitivo, é fundamental que você saiba qual é o perfil profissional desejado pelas empresas antes de buscar uma nova oportunidade de emprego.

Diante das transformações digitais dos últimos anos e das mudanças na forma como trabalhamos, o conjunto de competências que o mercado espera é cada vez maior. Com isso, só terá acesso às melhores oportunidades quem entender qual é esse perfil e se ajustar a ele.

1º Ser proativo

Um profissional proativo, que percebe a necessidade de intervenção e coloca suas habilidades e conhecimentos para resolver uma demanda é muito valorizado no mercado. Contudo, proatividade não pode ser confundida com impulsividade ou arbitrariedade.

O funcionário proativo é aquele que conquista a confiança de seus gestores, demonstra sua capacidade de atuar de forma autônoma e, sem hesitar, toma as ações necessárias para que um problema seja resolvido.

2º Ter capacidade de autogestão

A capacidade de gestão é essencial para o líder, mas também é muito útil para profissionais que trabalham em cargos analíticos e operacionais. Isso porque ele também precisa gerir seu tempo, organizar suas obrigações, fazer com que os prazos sejam cumpridos e as entregas realizadas com o máximo de qualidade.

3º Ser inovador

Saber usar as tecnologias e softwares da empresa ou sugerir a adoção de novas ferramentas que podem otimizar os processos são atitudes e conhecimentos de um profissional alinhado com a transformação digital que o mercado de trabalho vive. No entanto, ser inovador é ser empreendedor, trazer ideias novas, capazes de mudar o processo atual ou criar algo completamente novo e disruptivo, que quebra o que todos acreditavam ser o melhor até então.

O profissional inovador é observador, participativo e propõe soluções mesmo que elas pareçam impossíveis.

4º Ter foco no aprendizado contínuo

Um candidato que demonstra estar em desenvolvimento contínuo, com cursos recém-concluídos no currículo ou que estejam em andamento, também é desejado pelas empresas. Afinal, ele estará, recorrentemente, trazendo novos conhecimentos para a atividade que exerce, melhorando os relacionamentos internos, com os clientes e parceiros do negócio.

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