Muitos usuários acreditam que navegar na web no modo anônimo, ou privado, é o suficiente para fugir de sites maliciosos, roubo de dados, e proteger a própria identidade. Não é bem assim. A navegação anônima, seja no Chrome, Firefox, Opera e qualquer outro browser é útil para evitar que o histórico de navegação seja monitorado, e se livrar de anúncios pipocando em toda parte. No entanto, o recurso não torna o usuário totalmente invisível.

1. Navegar em modo privado mantém você completamente anônimo

MITO. Muitos usuários acreditam que navegar anonimamente na web é o suficiente para torná-los invisíveis, o que é um engano. Dependendo do computador que você usa, é possível manter um registro da sua visita mesmo com o modo anônimo ativado. Além disso, essa opção não evita que você seja monitorado, pois mesmo não registrando localmente essas informações, o seu endereço IP continua ativo. Isso significa que o seu provedor de Internet também tem acesso aos dados, assim como as agências de vigilância em massa.

2. Navegador no modo anônimo não armazena e-mail e senha usados para fazer login

VERDADE. Essa é uma das grandes vantagens de se utilizar o modo anônimo. Principalmente quando você está num local público, ou utilizando um computador que não seja o seu. O modo anônimo serve para que o navegador não registre localmente os dados referente às atividades realizadas no seu PC ou celular. Isso significa que não ficarão registradas as informações sobre downloads, cookies, login e senha, além de dados preenchidos em formulários. Dessa forma, toda vez que você tentar entrar em algum site no modo anônimo, será preciso preencher todos os dados novamente.

3. Modo anônimo ajuda a proteger transações financeiras

MITO. Apesar de ser importante para evitar o registro de dados em computadores públicos, o modo anônimo não é totalmente seguro. Sites maliciosos, por exemplo, podem conseguir acesso aos seus dados mesmo assim. Para evitar esse tipo de transtorno não basta ativar o recurso, é preciso verificar a credibilidade do site que você está usando, e conferir os seus dados e comprovantes sempre.

Gostou das dicas? Conheça nossos cursos!

Open chat