Já falamos inúmeras vezes e não cansamos de repetir que o inglês é o idioma das relações de negócios em todo o mundo. Que já não é mais um diferencial, mas uma necessidade. E se você deseja crescer profissionalmente e conquistar boas vagas, não adianta fugir, precisa ser fluente. Isso porque mais cedo ou mais tarde você terá que falar com pessoas que moram em outro país, pode ter a absoluta certeza, a língua inglesa será o idioma escolhido para isso. É por esse motivo que as empresas que oferecem vagas incríveis e que exigem fluência já não aceitam apenas o currículo e testes escritos, elas estão incluindo em seu processo seletivo entrevistas em inglês, presencialmente ou por ferramentas de interação como o Skype.

Confira aqui 4 dicas para se sair bem nas entrevistas em inglês.

1º Não fale rápido

É muito comum as pessoas tentarem falar rápido quando querem falar bem. Isso é um erro! É fundamental que o entrevistador entenda o candidato. Portanto, fale pausadamente, escolha bem as palavras e preste atenção na pronúncia.

2º Fale apenas o necessário

Em uma entrevista de emprego em inglês (na verdade, em qualquer entrevista) o quanto se fala é primordial. Um erro comum é o candidato achar que estará correndo menos risco de errar se falar pouco. Mas sem conteúdo, como o avaliador irá identificar o seu nível de fluência? Certamente encontrará dificuldade. Se o assunto for estendido demais, pode acabar falando coisas fora do contexto e desnecessárias. Por isso o candidato deve falar o suficiente para ser avaliado. A pessoa que estiver entrevistando precisa avaliar o seu domínio e o seu perfil. Portanto tente evitar apenas o yes ou no. Dê respostas completas, mostrando suas aptidões e pontos positivos.

3º Assuntos devem ser propostos pelo entrevistador

Em uma entrevista de emprego em inglês, o candidato deve ter em mente que somente o entrevistador sabe dos aspectos importantes para a empresa em questão. Portanto, ele deve conduzir as perguntas. Se você impuser o que falar, pode dar a impressão de que decorou algumas frases ou se preparou para falar sobre esse determinado assunto.

4º Fuja de respostas decoradas

Engana-se quem acha que pode se dar bem uma entrevista de emprego em inglês decorando possíveis respostas. Apesar de ser importante fazer essa simulação, tome cuidado apenas para não decorar respostas. Esse método é sempre bastante arriscado, já que na hora H o nervosismo pode dar aquele branco e o candidato travar. É fundamental estar por dentro do que o recrutador pode perguntar, mas a conversa precisa fluir naturalmente, você deve mostrar desenvoltura para o entrevistador. Se a entrevista for on-line, também não decore nem tenha uma colinha em mãos. Também tenha cuidado com clichês e respostas prontas.

O melhor a fazer é aumentar seu repertório em inglês, entender o assunto, refletir sobre o seu perfil e responder tudo de forma natural.

Conheça o curso de inglês da Microlins e seja destaque no mercado de trabalho!

Open chat