Você já fez ou está pensando em fazer um curso na área de Design, realizou alguns trabalhos para conhecidos ou até mesmo já tem clientes? Tudo isso resulta em material que pode ir para o seu portfólio. Se você tem essa base, chegou a hora de deixar a preguiça ou o medo de lado e colocar a mão na massa!
Para te ajudar, aqui neste artigo você encontrar 6 dicas para melhorar seu portfólio de designer e assim ter mais chances de conquistar o emprego/projeto dos seus sonhos com um portfólio organizado e diferenciado.

1. Escolha as suas melhores peças
Os designers experientes podem ter mais dificuldade nessa questão, mas até os iniciantes devem pesar bem suas escolhas. Só porque você não tem muitos trabalhos finalizados, não quer dizer que todos os já existentes devam entrar na lista. Priorize sempre qualidade antes de quantidade.

2. Determine as ferramentas e escolha sua plataforma
Portfólio impresso é importante e pode ajudar muito a ganhar clientes, mas devem ser bem pensados e feitos por empresas especializadas. As peças escolhidas devem ter qualidade própria para impressão e há um certo custo em todo o processo. Por isso hoje em dia, ter uma versão virtual é essencial e, em certos casos, talvez valha mais a pena manter apenas o digital mesmo.
Existem diversas ferramentas de portfólio online para design que você pode utilizar na hora de criar o seu, por exemplo:
Work Simple – é um programa gratuito para perfis individuais e funciona de modo semelhante ao LinkedIn onde você pode ter seguidores e receber recomendações, além de adicionar objetivos de carreira.
Carbonmade – muito indicado para profissionais de designer por apresentar um visual mais despojado. O melhor dessa ferramenta de portfólio online é a facilidade para se montar um site que pode ser personalizado. Este também é gratuito.
Behance – também recomendado para profissionais que trabalham muito com criatividade. Utilizar o Behance é uma ótima dica para melhorar seu portfólio, pois vai te ajudar muito a criar um portfólio multimídia para divulgação dos seus projetos. Essa ferramenta é gratuita, mas você pode ter acesso a outros recursos dela através de uma assinatura profissional.

3. Escolha o tom de cores correto
A paleta de cores certa apresentada em seu portfólio pode levar seu trabalho a outro nível!
Por isso, faça com que as cores escolhidas para o seu portfólio casem entre si, criando um harmonia e algo “gostoso” de se olhar.
Dica bônus: Capriche nas thumbnails!

4. Ordene corretamente
Todos os itens “jogados” sem qualquer definição lógica parece um pouco desleixado, não parece? Deixe seu portfólio mais organizado, separe-o em algumas categorias. Você pode usar temas ou áreas diferentes, caso trabalhe com mais de um segmento. Aplicar ordem cronológica também é ideal, já que os jobs mais recentes tendem a ser de maior qualidade do que os mais antigos.

5. Está pronto? É hora de divulgar!
Com tudo pronto, está na hora de divulgar. Você pode e deve usar suas redes sociais pessoais, mas não esqueça que o portfólio é mais voltado para o lado profissional. Mesmo que existam possíveis clientes na sua rede de contatos, o foco da divulgação ainda será fora disso. Inclua um link para seu portfólio no seu currículo e no seu Linkedin, por exemplo.

6. Aceite a exposição
Talvez a parte mais difícil de todas seja lidar bem com a exposição. É realmente assustador mostrar o que você faz para o mundo, mas é o único jeito. Se você receber críticas, use-as para aperfeiçoar seus trabalhos. Lembre-se, não fique preso nos comentários negativos, sempre terão pessoas que irão se inspirar e elogiar os seus trabalhos, então busque sempre melhorar e dê seu melhor.
Todas as dicas listadas são ótimas para a construção de um portfólio para designer profissional, mas no fim das contas quem vai dar aquele toque único é você. Capriche na criatividade, faça um esforço e saia da sua zona de conforto! Não esqueça de que, a cada novo job, há mais uma coisa a ser incluída e divulgada no seu portfólio.

Curtiu essas dicas e quer ler mais posts nesse estilo? Siga-nos nas redes sociais! Você vai gostar de ver as novidades no nosso Facebook e Instagram.

Open chat