É provável que todo designer já tenha passado por um momento de bloqueio criativo. A falta de ideias por um período prolongado pode causar momentos de intenso estresse e desmotivação. Além disso, o bloqueio criativo impacta diretamente na produtividade e na qualidade dos serviços prestados.

Na carreira de design, a criatividade é fundamental para o bom andamento das atividades e passar por um longo tempo sem ideias substanciais pode prejudicar o profissional. Pensando nisso, separamos algumas dicas para vencer o bloqueio criativo. Confira:

1º Encontre a raiz do problema

Descobrir a causa do bloqueio criativo é um passo importante para conseguir vencê-lo. Entre causas estão o perfeccionismo, medo da rejeição, desorganização, esgotamento físico e mental, entre outros. Ao identificar a raiz do problema, fica mais fácil criar estratégias para conseguir passar por essa fase. No caso da desorganização, utilizar técnicas, aplicativos e dicas de organização e planejamento auxilia o profissional a melhorar o seu ambiente e rotina de trabalho.

2º Respire

Isso mesmo, respire! Não adianta forçar a sua mente no bloqueio criativo pois isso pode gerar ainda mais frustração. Saia um pouco do computador, se distancie do projeto e respire um pouco. Esse é um passo essencial principalmente para quem está sobrecarregado (a) e passa por uma situação de esgotamento mental.

3º Busque inspiração 

Analisar os trabalhos de outros designers ajuda a despertar novamente a sua criatividade. Veja: buscar inspiração é diferente de plagiar a produção dos colegas de profissão. Atualmente, há diferentes plataformas em que é possível ter acesso a trabalhos de profissionais de todas as partes do mundo. O Behance e Dribbble são exemplos de portfólios online de diversos designers.

4º Atividade física e alimentação 

O sedentarismo e alimentação baseada em frituras e gorduras contribuem para o esgotamento físico. O profissional se sente mais cansado e não consegue se concentrar na rotina de trabalho. Com uma mudança na alimentação, combinada com os exercícios físicos, o designer terá mais energia para se dedicar aos trabalhos profissionais, unindo o bem estar físico e mental.

Conheça o curso de Designer Gráfico da Microlins e esteja pronto para o mercado de trabalho!

Open chat