O YouTube tem permitido que as pessoas produzam o próprio conteúdo e sejam assistidas por outros milhares ou até milhões de usuários! Muito além de apenas 15 minutos de fama, a plataforma se transformou em profissão para muita gente que consegue tirar um bom dinheiro gravando seus vídeos para o site.

Sem dúvida, a oferta de trabalhar com a produção de vídeos chama a atenção de muitos que gostam da área. Se você é um desses, separamos algumas dicas que vão te ajudar a dar os primeiros passos para bombar na rede. Quem sabe você não é o próximo rosto famoso do YouTube?

O que é o sucesso no YouTube?

É comum associarmos o sucesso no YouTube apenas aos grandes canais detentores de milhões de seguidores. São celebridades que estão constantemente na TV, no rádio e até mesmo no cinema! De fato, esse é um indicativo de êxito, porém, ser bem sucedido na plataforma não se restringe apenas a esses casos.

Há exemplos de youtubers que conseguem utilizar a plataforma como profissão sem ter um número gigantesco de seguidores. Tudo depende do formato do conteúdo e do engajamento do público. Pense que as marcas que te contratarem estarão interessadas em publicidade. Logo, se você conseguir motivar seus inscritos a se tornarem clientes já será o suficiente para chamar a atenção das empresas, principalmente daquelas que vendem produtos para o seu público-alvo.

Portanto, antes de pensar apenas no sucesso baseado em números, procure criar um conteúdo de qualidade que agrade a um determinado público. Imagine que você pode transformar a produção de vídeos em uma profissão mesmo sem contar com milhões de seguidores nas redes sociais.

Assista a muitos vídeos

Assista a tudo quanto é tipo de vídeo, principalmente os que tiverem a ver com seus temas preferidos. Siga diversos youtubers, tanto os bons quanto os que considera ruins. Busque inspiração em quem você admira e escolha suas principais referências. Pense que, independentemente da ideia que teve, há grandes chances de alguém já ter feito a mesma coisa. Por isso é importante construir um repertório rico e saber o que funciona e o que não funciona na rede.

Estude comunicação

Aprenda bastante sobre aspectos técnicos de filmagem como roteirização, fotografia e edição de vídeo. Por mais que você contrate profissionais especializados para o trabalho, é preciso saber o suficiente para conseguir se virar sozinho. Estude também o YouTube, entendendo como ele funciona e conhecendo as principais técnicas para ganhar visualizações, como a construção de thumbnails eficientes e a escolha de tags.

Preocupe-se com a qualidade

No começo pode ser difícil investir dinheiro em equipamentos de gravação, como câmeras e microfones. Porém, conforme o canal for crescendo e alguns patrocínios entrarem, é fundamental que você pense primeiro em melhorar a qualidade dos seus vídeos. Não coloque suas contas pessoais como prioridade logo no início, mas sim preocupe-se com a aquisição de novos recursos que podem vir a permitir que você ganhe mais ainda com o passar do tempo.

Defina o conteúdo e o público

Escolha um tema geral para os seus vídeos, como a comédia, a divulgação científica ou a narrativa de histórias. É importante manter um padrão temático para que as pessoas saibam o que irão encontrar no seu canal. Assim você consegue também definir um público-alvo, podendo estudar mais sobre ele, conhecer suas preferências e pensar em maneiras de atingi-lo com mais assertividade.

Manter um conteúdo frequente não quer dizer que você sempre fará a mesma coisa. É totalmente possível pensar em vídeos diferentes de tempos em tempos e aproveitar as ondas do momento para ganhar mais views e novos inscritos.

Grave com outros youtubers

Conheça outros profissionais da rede e estabeleça parcerias, principalmente se forem canais de temáticas próximas. Grave vídeos com eles para assim atingir o público deles também e ganhar novos inscritos. Ao mesmo passo, o youtuber também irá ganhar parte dos seus seguidores. Quando um cresce, toda a rede cresce junto, e isso só torna a plataforma um local mais forte.

Poste com frequência

O seu canal não irá crescer muito se você postar um vídeo hoje e outro daqui a 2 meses! É fundamental manter uma periodicidade para que seu público crie o hábito de assistir às suas publicações. Procure reunir pautas e escrever um monte de ideias de uma vez, gravando o máximo de conteúdo possível para ter material reserva nos momentos de bloqueio criativo.

Ouça o seu público

Não coloque-se em cima de um palco onde só você fala e as pessoas ouvem. Pelo contrário, é essencial ouvir os comentários sensatos e respeitosos que seus seguidores vierem a fazer. Procure criar um canal de comunicação entre vocês, mostrando para os inscritos que os escuta e está disponível a fazer o possível para sempre melhorar a qualidade dos vídeos.

Tenha paciência

Com exceção de alguns casos raros, dificilmente o seu canal crescerá da noite para o dia. É preciso muito trabalho e muita dedicação para conseguir oferecer um conteúdo bem feito e conquistar um público considerável. Portanto, não desanime logo no começo e, se você acredita na sua ideia, mantenha-se firme no caminho para o sucesso!

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo. Estamos esperando por você!