A internet proporciona muita comodidade, oferecendo plataformas para compras, pagamentos bancários e troca de informações com extrema velocidade. No entanto, é necessário estar atento às atividades realizadas on-line, mantendo-se em segurança e evitando que seus dados, arquivos ou fotografias sejam roubados e utilizados por pessoas mal-intencionadas.

Para ajudar você a se proteger na rede, separamos algumas dicas simples, mas muito efetivas quando se trata de segurança. Confira!

Não compartilhe informações pessoais com estranhos

Cuidado com a troca de dados em salas de bate-papo, redes sociais e aplicativos. Envie mensagens com conteúdo particular apenas para as pessoas que você conhece pessoalmente e nas quais confia.

Nenhum arquivo é inteiramente particular quando enviado on-line

Por isso, atenção aos dados e imagens compartilhados, mesmo que em modo privado ou para um grupo específico de pessoas. Erros podem acontecer. Troque conteúdos sensíveis apenas presencialmente, com pessoas de confiança.

Crie uma senha segura

O ideal é que o código possua letras, números e caracteres especiais. Também é importante não escolher sequências alfabéticas e numéricas óbvias, ou mesmo datas comemorativas e números de telefones conhecidos. Opte por manter diferentes senhas, uma para cada rede social, por exemplo.

Mantenha o antivírus sempre atualizado

O software é o principal responsável pela segurança do seu computador, mantendo-o protegido contra ataques virtuais e detectando links ou arquivos suspeitos.

Cuidado com o phishing

A prática consiste no envio de e-mails falsos, sob o nome de alguma empresa de confiança, como Paypal ou Mercado Livre, solicitando atualização de cadastro com informações pessoais ou senhas diversas. Em caso de suspeita, o ideal é comunicar a empresa em questão, solicitando comprovar a veracidade do contato e suas razões.

Bloqueie os pop-ups no seu navegador

Algumas dessas janelas são usadas para espalhar links capazes de infectar o seu computador com um malware, ou mesmo para aplicar golpes de phishing. Por isso, é importante habilitar a função responsável por bloqueá-las, evitando comprometer a navegação.

Sempre verifique se o certificado digital do site está ativo

No caso das transações bancárias efetuadas on-line, atente para o uso desse documento, cuja garantia jurídica permite a correta identificação e assinatura das partes envolvidas de maneira totalmente segura e, portanto, evita o roubo dos seus dados.

Atenção aos usar dados de cartões e senhas

Coloque suas informações apenas em sites de comércio eletrônico confiáveis. Antes de realizar sua compra, confira também se a empresa oferece dispositivos de segurança virtual e se o “http” aparece antes do url do site, comprovando sua proteção.

Associe suas contas on-line ao seu celular

Ativando a autenticação em dois passos, você será notificado quando um login for realizado em suas redes sociais. Ativar as notificações de login ou as sessões ativas também permite saber em quais dispositivos os seus dados estão logados. Confira as opções que cada aplicativo ou plataforma oferece para garantir sua segurança.

Capacite-se na Microlins!

A Microlins ajuda você a se tornar um profissional completo e pronto para atuar no mercado. Conheça os cursos da Microlins e inicie agora sua jornada rumo ao sucesso. Não perca tempo. Estamos esperando por você!