O Excel é uma ferramenta importante para gestão financeira, exploração de dados e resolução de cálculos. Por oferecer muitas opções de fórmulas e comandos que facilitam o dia a dia da empresa, ele é muito utilizado no mercado de trabalho. Contudo, muitas vezes as informações contidas nas planilhas são sigilosas e requerem uma proteção contra divulgações indevidas ou alterações indesejadas.

Protegendo uma planilha do Excel

  1. Na barra de ferramentas, clique em “Arquivo”.
  2. Em seguida, aparecerão algumas opções na barra de “Informações”, clique em “Proteger Pasta de Trabalho”.
  3. Nessa fase, você escolherá como gostaria de proteger sua planilha. Para esse primeiro exemplo ensinaremos a bloquear o acesso total para quem não possuir uma senha. Clique em “Criptografar com Senha”.
  4. Defina a senha que irá bloquear sua planilha, clique em “OK” e repita o processo para confirmar a senha na próxima janela. Lembre-se de salvar essa senha em um local seguro, pois não há a opção de acessar as informações caso você a esqueça.
  5. Pronto! Trabalhe com sua planilha e salve-a normalmente. Agora, todo o conteúdo que inserir estará protegido e só será visualizado por quem tiver sua senha.

Essa é a mensagem que aparecerá quando ela for aberta. Para acessá-la basta digitar a senha e clicar em “OK”.

Outros tipos de proteção

Se sua intenção for definir tipos de acesso à planilha, confira as instruções do próximo exemplo:

  1. Repita os passos 1 e 2 do exemplo anterior, depois clique em “Proteger Planilha Atual”.
  2.  Insira a senha escolhida, selecione na lista as ações que o usuário sem senha poderá realizar, clique em “OK” e depois repita-a na janela seguinte.

Como desproteger uma planilha de Excel

Para editar uma planilha protegida, você precisa inserir a senha. Mas neste caso, diferente do primeiro modelo, ela não é pedida automaticamente e você precisará seguir essas instruções:

Abra o arquivo e, na barra de ferramentas, clique em “Revisão” e depois em “Desproteger Planilha”. Insira a senha e clique em “OK”. Pronto! Agora você poderá modificá-la normalmente.

Conheça o curso de Excel da Microlins e domine essa ferramenta!

Open chat