As entrevistas de emprego estão se modernizando, assim como o mundo em que vivemos. Algumas empresas adotam uma etapa para o processo seletivo chamada de vídeo-entrevista, na qual o candidato grava um vídeo, com determinada duração, contando brevemente sobre as suas experiências e conhecimentos. Se você tem dúvidas sobre como produzir um, confira essas dicas!

1- Ambiente

Escolha com cautela o melhor lugar para gravar o seu vídeo. Opte por locais onde há luz natural e posicione-se de maneira a não criar sombras no seu rosto. Além disso, atente aos barulhos, pois eles podem prejudicar a comunicação. Portanto evite os ambientes em que as pessoas passam com frequência, a que animais podem ter acesso e onde os sons da rua são facilmente ouvidos.

2- Cenário

Ainda com relação ao ambiente, o cenário também merece atenção especial, uma vez que pode distrair quem está assistindo ao vídeo. Evite gravar de costas para paredes com muitos detalhes e decorações, pois isso pode gerar um cansaço visual. Além disso, retire objetos que possam se mexer ou emitir algum tipo de som. Escolha um cenário limpo, com poucos detalhes e que não roube a atenção de quem está te avaliando.

3- Equipamentos

Hoje em dia não é necessário ter uma câmera semiprofissional ou profissional para fazer bons vídeos e captar o áudio adequadamente, porque a maioria dos celulares tem esses recursos bastante avançados. Portanto, encontre um bom lugar para posicionar o seu aparelho, confira a distância adequada e faça testes com o som. Grave um vídeo de teste apenas para conferir se está tudo certo e se a qualidade está boa.

4- Roupas

A vídeo-entrevista é como uma entrevista pessoal, portanto vista-se de maneira adequada. Não vista roupas mais simples apenas porque você não está vendo os recrutadores. Evite usar aqueles modelos muito coloridos e chamativos, já que podem distrair o avaliador, e também tome cuidado com as listras nas roupas, pois quando são muito finas, elas causam um efeito de embaralhamento no vídeo.

5- Conteúdo

Planeje com antecedência o que você vai falar em sua vídeo-entrevista e escolha as informações mais relevantes sobre a sua carreira e as suas experiências. A duração do vídeo pronto deve ser de até dois minutos, caso a empresa não tenha especificado nada em relação a isso.

6- Edição

Ao finalizar a sua gravação e conferir se ela ficou boa, é hora de editar o material. Tenha cautela, pois não há necessidade de se colocar muitos efeitos. Se for preciso, coloque apenas os mais simples para não deixar o vídeo cheio de informações desnecessárias.

7- Assista novamente

Ao terminar a edição, assista novamente ao vídeo e veja se está adequado, se seguiu as recomendações dos recrutadores e se as suas informações foram passadas de forma clara e objetiva. Se necessário, peça para algum parente ou amigo assitir ao vídeo e avaliar se está bom.

Esteja preparado para o mercado de trabalho!💪🏽
Matricule-se na Microlins!💙

Open chat