Antes de fazer uma entrevista de emprego, dá aquele friozinho na barriga e bate o nervosismo, não é mesmo? Para dar fim a essas sensações que a ansiedade dá e que podem afetar o seu desempenho na frente do entrevistador ou nas dinâmicas em grupo, existem alguns truques. Acompanhe este post e confira as dicas que reunimos para você driblar a ansiedade antes da tão esperada entrevista de emprego!


1º – Pense positivo e valorize seus aprendizados

Em nossa vida, tudo é uma oportunidade de aprendizado e crescimento. Com sua entrevista de emprego não é diferente. Portanto, procure pensar nela como uma chance de conhecer o mercado de trabalho, de entender melhor como as coisas funcionam, de saber o que os recrutadores esperam dos candidatos, de treinar para entrevistas e de mostrar um pouco do que aprendeu até aqui.


2º – Conheça seus pontos fortes e aqueles que precisam de melhoria

Em entrevistas de emprego, são bem comuns perguntas como: Quais são suas principais habilidades? Quais são seus pontos fracos? Como você se vê profissionalmente no futuro? Onde pretende estar daqui a 5 ou 10 anos?

Para responder a estas questões de maneira satisfatória, é importante que você se conheça e saiba quais são suas principais habilidades e talentos, além das fraquezas e o que pode ser melhorado.

Procure fazer uma lista de suas competências e pontos que precisam de melhoria antes de participar da entrevista. Isso evita que você seja pego de surpresa e não saiba responder alguma pergunta específica sobre o seu perfil.


3º – Seja sincero

Esta é outra dica muito importante para os candidatos que participarão de um processo seletivo: procure ser o mais verdadeiro possível e não invente competências que não tem e nem experiências profissionais que não adquiriu. Mentir no processo seletivo pode te prejudicar futuramente e te deixar ainda mais ansioso, principalmente se for ocupar um cargo em que não está devidamente qualificado a exercer.

Lembre-se de que os entrevistadores têm total competência para identificar quando você está sendo verdadeiro ou não. Portanto, tome cuidado para não manchar sua imagem profissional e perder uma valiosa oportunidade de trabalho.


4º – Evite falar demais

Mesmo se a entrevista tiver um clima descontraído, evite falar demais sobre você. Esse tipo de conduta pode fazer com que você relate informações irrelevantes e que tirem o foco da entrevista, além da possibilidade de criar uma imagem de egocentrismo e causar uma impressão ruim ao entrevistador.


5º – Fale de seus defeitos e limitações

Somos todos seres de luz, mas não somos seres perfeitos. Temos defeitos e limitações, como todo ser humano tem. Durante a entrevista, não tente se passar por alguém livre de defeitos porque isso é uma prova autêntica de que você não tem sido sincero. Ao falar das suas limitações, fale o que tem feito para superá-las. Além de ser honesto e sincero, mostrará que você se conhece e busca ser uma pessoa melhor a cada dia.


6º – Controle as Expectativas

Quando temos expectativas e as mesmas não são alcançadas, nos decepcionamos e acabamos perdendo o equilíbrio. Por isso, antes da entrevista de trabalho, procure não criar tanta expectativa antes de tudo estar finalizado e quando esta expectativa não se tornar realidade, tente ser flexível e se adaptar à sua realidade.


7º – Respire Fundo

Respirar é ótimo para manter o cérebro ativo e se equilibrar. Bom para manter o comportamento profissional adequado e para dar tempo de pensar numa atitude também adequada.

Procure levar a entrevista de uma maneira mais leve, não precisa deixar de lado a formalidade exigida, apenas encare esse processo de uma maneira menos tensa. Fale de maneira clara e objetiva e quando houver alguma pergunta que você não entendeu avise, seja positivo em suas respostas e diga sempre a verdade para o seu entrevistador.


Conheça a Microlins e torne-se um profissional completo!💙💪🏽

#MicrolinsRio🤩