A área de Marketing Digital é muito conhecida pela abundância de oportunidades e um vasto campo ainda em formação. Porém, apesar de se encontrar em constante expansão, muitas pessoas ainda não sabem bem do que a profissão se trata, os campos de atuação ou mesmo como dar seus primeiros passos. O que é preciso, então, para conquistar uma vaga e entrar para o time do marketing digital?

Em primeiro lugar, é importante entender que há várias segmentações do conceito e campos de atuação. Para você ter uma ideia, em linhas gerais, o Marketing Digital pode ser dividido em:

Marketing de conteúdo

Engloba todo e qualquer conteúdo que seja criado para ser veiculado nas redes. Blog posts, gráficos, imagens, CTAs (Calls to Action), pesquisas, etc. O marketing de conteúdo visa produzir peças de texto ou imagem que abordem temas pertinentes ao que uma empresa produz, no sentido de agregar valor à marca e chamar a atenção do público-alvo para seus produtos ou serviços.

Otimização de conteúdo

É o que comumente conhecemos como SEO – Search Engine Optimization. O SEO trabalha nos bastidores de todos os conteúdos produzidos por um meio digital. Neste campo, os conteúdos são otimizados para que os mecanismos de buscas como o Google, sejam capazes de indexar os artigos e possam exibi-los nos resultados. O SEO também identifica palavras-chave pertinentes, modifica os códigos das páginas, faz análises de tráfego, etc.

Social media

Em social media, podemos fazer um paralelo com o marketing de conteúdo em geral, só de que de uma forma mais específica, dedicada às redes sociais. Engloba a produção de conteúdo, análise de público, monitoramento e criação de estratégias para tornar-se um canal popular e gerar mais interação com a audiência. Este campo é um dos mais dinâmicos e interessantes, com variações constantes das regras e que oferece as maiores chances de transformar um conteúdo em viral.

Growth Hacking

Esse é como uma mistura de todos os outros e ainda pode incorporar aspectos de outras disciplinas. Um growth hacker é um profissional responsável por fazer uma marca crescer rapidamente e gerar mais conversões. Para isso, faz experiências, realiza provas, testa ideias pouco convencionais ou até mesmo mais ortodoxas. O objetivo é ampliar a rede de clientes ou conversões em pouquíssimo tempo.

Links Patrocinados

Com links patrocinados, investe-se em publicidade paga nos buscadores para “saltar posições” e aparecer nos resultados das buscas de forma destacada. O resultado é uma maior exposição dos produtos ou serviços e o aumento das chances de comercialização.

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