As pessoas estão acostumadas com métodos para manter computadores seguros. É sabida a quantidade de vírus que existem soltos pela rede e, mesmo que a pessoa não possua um conhecimento profundo, normalmente o básico é feito.
Já os aparelhos celulares parecem ser inofensivos. Por ser algo que está durante o dia conosco e existem lojas de aplicativos para mediar a instalação, muitas pessoas deixam de tomar medidas necessárias para preservar suas informações.
O roubo de dados de aparelhos celulares é muito mais comum e perigoso do que pensamos. Para solucionar esse problema, existem algumas funcionalidades que podem tornar seu uso mais seguro e preservar seus dados.
1º Crie uma senha de bloqueio
Uma simples atitude pode poupar muita dor de cabeça. O primeiro passo para manter seu celular seguro, é utilizar algum método de bloqueio de tela, seja por meio de pin, padrão ou uma senha da sua preferência. Hoje em dia, muitos aparelhos possuem também reconhecimento facial, de íris e biometria.
Em questões de efetividade, o recomendado é utilizar a combinação de um padrão de bloqueio acompanhado pela biometria, caso seu aparelho possua.
2º Tenha cuidado com redes abertas
A maioria das pessoas gostam quando veem a placa “WiFi grátis!”, pois economizarão alguns dados do pacote que possuem. A verdade é que todo mundo deveria fugir dessa comodidade. As informações compartilhadas em redes abertas ficam à disposição de quem quiser acessar seu aparelho telefônico.
O acesso pode ser feito desde suas redes sociais, seus contatos, transações bancárias e até mesmo a invasão do seu aparelho. Um perigo, não?
O cuidado se estende às redes Bluetooth. É preciso ter cuidado com os pareamentos, pois através deles também é possível extrair dados e, além disso, pode ocorrer o compartilhamento de algum malware no seu celular.
3º Atualize constantemente seu sistema operacional
As atualizações de sistemas operacionais não vêm por acaso. Além de fazer a correção de possíveis bugs e melhorias no sistema, essas atualizações auxiliam na proteção do seu aparelho.
Com essa explosão de vírus, ransomwares e malwares, as empresas constantemente aprimoram o código fonte de seus aparelhos, a fim de evitar possíveis brechas no sistema que facilitem a ação de pessoas mal-intencionadas.
4º Utilize aplicativos autenticadores
A verificação em duas etapas é fundamental para aqueles que querem prezar pela segurança de suas informações. No mercado existem diversas opções de aplicativos autenticadores. Os dois mais utilizados é o Google Authenticator e o Authy.
Esses aplicativos geram uma espécie de reforço na senha de seus aplicativos e contas, garantindo que somente você tenha acesso. Muitos aplicativos ainda não possuem a verificação em duas etapas, mas para os que já possuem, é válido adicionar.
Essas são algumas dicas básicas para preservar a sua privacidade na rede. Seguindo elas, você poderá utilizar seu aparelho celular de forma segura.
Conheça nossos cursos!