A procura pelo primeiro emprego é uma época de muitos desafios para aqueles que estão começando uma carreira. Se você está vivendo esse momento, saiba que nem tudo precisa ser tão complicado assim.


Veja as 06 melhores dicas para você ingressar no mercado de trabalho com sucesso!


1º – Esteja qualificado.

Muita gente acredita que as empresas só querem contratar quem já tem experiência no cargo. Ser qualificado para uma vaga não diz respeito somente a isso, já que sua qualificação pode vir de outras atividades que você tenha feito. Faça cursos, aprenda pelo menos mais um idioma e faça trabalho voluntário. Todas essas coisas fazem muita diferença no seu currículo.

2º – Apresente um currículo bem feito.

É muito importante que você apresente um bom currículo. No começo pode parecer que você não tem muitas experiências para colocar lá, mas conforme você for completando, vai perceber que sua escolaridade e as atividades extracurriculares são valiosas. Aproveite as dicas que já preparamos para você e não esqueça de escrever um currículo claro e objetivo!

3º – Agarre as oportunidades.

As primeiras oportunidades que vão aparecer podem não ser o emprego dos seus sonhos. Mas para alcançar seus objetivos, você precisa começar de algum lugar e se especializar aos poucos. Pense também no seu currículo, pois ter alguma experiência em algo da sua área fará toda a diferença quando for procurar um emprego melhor.

4º – Abuse das ferramentas virtuais.

Existem muitas ferramentas on-line que podem te ajudar muito a procurar seu primeiro emprego. Você pode procurar sites que ajudam a montar seu currículo, sites de vagas, e até usar redes sociais como LinkedIn. Se você não conhece essa ferramenta importante de busca de vagas, veja algumas dicas de como arranjar um novo emprego pelo LinkedIn e como posicionar seu perfil no LinkedIn. Use tudo o que puder a seu favor!

5º – Conte com as pessoas que você conhece.

Muitas vezes um primeiro emprego pode acontecer por meio de indicações. Comente com sua família, seus professores e seus amigos que está procurando um trabalho. Essas pessoas podem ajudar te indicando para alguma empresa ou até dando uma oportunidade.

6º – Fique de olho em programas que inserem o jovem no mercado de trabalho.

Tanto o governo quanto algumas empresas têm programas para inserir jovens no mercado de trabalho, o que significa que você pode se cadastrar ou procurar vagas na plataforma de alguns desses programas. Informe-se sobre o Jovem Aprendiz ou Aprendiz Legal, além de vagas de estágio no Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). Eles são um ótimo meio para conquistar a tão desejada primeira vaga!

Qualifique-se na Microlins e conquiste seu espaço no mercado de trabalho!💪🏼💙