Não é novidade que a internet mudou o hábito das pessoas. Graças a ela, fazer compras e utilizar outros serviços ficou muito mais fácil e rápido. Fatores como comodidade, economia, bons descontos e variedade ajudam a explicar os números crescentes das vendas pela internet no Brasil.

Afinal de contas, quem é que não gosta de encontrar exatamente o produto ou serviço que deseja sem sair de casa e ainda garantir um preço bacana?

Para evitar riscos e dores de cabeça, basta estar bem preparado e seguir boas práticas para que suas compras sejam ainda mais seguras.

1. Compre em sites de confiança

Assim como em lojas físicas, é importante fazer suas compras em e-commerces de confiança. Pergunte à sua rede de contatos se alguém conhece o site e busque indicações de outros compradores. Geralmente, as lojas populares são um bom ponto de partida. Além disso, verifique se o endereço na barra de navegação é realmente do site oficial, afinal, há muitos casos de ofertas falsas, inclusive anunciadas em redes sociais, que são cópias idênticas de lojas famosas.

2. Procure informações sobre a empresa

Outra dica que pode ajudar a evitar incômodos é pesquisar a reputação da loja. Verifique se há telefone para contato, SAC, políticas de troca, endereço, razão social e CNPJ disponíveis em alguma seção do site da empresa. Assim, é possível telefonar ou mandar um e-mail para confirmar a existência da loja.

3. Desconfie de preços muito baixos

Com certeza, os preços atrativos são um dos pontos mais procurados ao comprar pela internet. Mas, assim como em lojas físicas, os produtos mantêm uma média. Ao encontrar uma oferta boa demais pra ser verdade, desconfie. Podem se tratar de produtos com defeito ou até mesmo golpes.

4. Use senhas fortes

Nada de usar sua data de nascimento como senha e nem a mesma combinação para tudo. É importante ter senhas fortes e únicas para cada cadastro, incluindo em lojas online. Uma boa dica é usar gerenciadores de senhas (plataformas que criam senhas fortes e seguras), assim você não depende da memória e ainda conta com senhas únicas.

5. Faça compras em equipamentos confiáveis

É preciso também garantir a segurança dos dispositivos de onde você faz compras e transações bancárias. Sempre verifique se há atualizações disponíveis para o sistema operacional, os aplicativos e navegadores utilizados. Evite usar computadores ou celulares de outras pessoas e lugares para fazer suas compras.

As vantagens de comprar pela internet são muitas, basta ficar atento e colocar essas dicas em prática para evitar futuras dores de cabeça.

Open chat